top of page

Sustentabilidade

Sei o quanto as árvores são importantes para a nossa existência, por isso procuro trabalhar com esta matéria prima com o máximo de responsabilidade e isto acontece com pequenas práticas que exemplifico abaixo:

Elemento.jpg

Técnica

- A escolha da técnica "elemento por Elemento" se deu também porque permite uma economia de madeira, evitando descartes de material desnecessários.

Lâminas

- Ao invés de pranchas de madeiras maciças de grandes espessuras, usar lâminas extremamente finas (0,2 cm em geral) para revestir só a superfície representa um enorme aproveitamento do tronco com extremo rendimento.

Aproveitamento

- Utilizar o máximo do material, evitando desperdícios.

Descartes

- Sobras de madeiras usadas em projetos de marcenaria que são descartadas podem ser aproveitadas em pequenos projetos de marchetaria

reaproveitamento

- No exemplo ao lado, laminas antigas de jacarandá paulista estão sendo retiradas de uma estante da década de 1970 para serem usadas em novos projetos.

PROCEDÊNCIA

- Adquirir em madeireiras idôneas que só trabalham com material legalizado.

Conservação

- Este Louro faia faz parte de uma lâmina que usei pela primeira vez em 2008, nas ilustrações do livro Já Já. Ainda colava um papel no verso ao invés de fita crepe.

 

Se bem guardada, madeira não tem data de validade. Até hoje ainda uso estes pedaços em detalhes de marchetarias atuais, 15 anos depois,  

bottom of page