top of page

Marchetaria

Marchetaria (do francês marqueter, embutir) é a arte de enfeitar as superfícies de móveis, painéis, pisos, tetos, etc, através da aplicação de materiais diversos; como madeira, metais, pedras, plásticos, madrepérola; tendo a madeira como principal suporte.

 

Dentre as técnicas existentes, a que utilizo é a "elemento por elemento". Me permite um maior detalhamento, facilita a escolha de um determinado segmento de madeira e economiza material.

A cor da madeira não tem nome ou sobrenome. Não tem um código. Varia de espécie para espécie, de árvore para árvore, de tronco para tronco, lâmina para lâmina. E além de todas estas variáveis a madeira marca a passagem do tempo pela oxidação, que a escurece. Então, pouco a pouco, ela vai mudando de tom pois, por ser viva, se transforma e envelhece.

 

Nesse universo de possibilidades tenho que achar aquele mínimo pedaço que vai servir para aquela área específica do quadro. E por mais incrível que pareça, sempre nos encontramos.

Elemento Por Elemento

A  partir de um projeto, partes de um desenho são recortadas com madeiras folheadas. Estas peças são unidas uma a uma e o  conjunto completo é colado em um suporte.

Elemento 01.JPG

Tarsia A Incastro

É a sobreposição de uma série de laminas de madeira e posterior corte simultâneo das partes. Uma vez cortadas todas as partes, escolhemos aquelas que mais se adequam para compor a marchetaria. Com esta técnica os ateliers de antigamente ganhavam muito tempo para revestir e decorar os móveis.    

Tarsia A Toppo

Nada mais é do que colar ripas de madeira maciça, formando blocos com desenhos geométricos que eram cortados no topo, em finas fatias.

​Esta técnica é usada até hoje em larga escala, pela indústria de filetes decorativos,

bottom of page